No e Low Poo - O que é?


Você já deve ter ouvido falar sobre No e Low Poo, aqui no Blog, já citei essa técnica, mas não me aprofundei, mas enfim tomei coragem e mãos a obra... 

Mais conhecido pelas cacheadas esse método significa: low = pouco ou no = nenhum poo = shampoo, ou seja, pouco ou nenhum shampoo. 

Como assim não vou lavar o cabelo? Vou ficar com ele sujo? Vai ficar fedido? Oleoso? 
Calma..... rsrs e também tinha todas essas dúvidas. 

A criadora do método


Quem desenvolveu esse método foi a Lorraine Massey, hoje referência no tratamento de cabelos cacheados. 

Nascida no reino Unido, com dois salões em Nova Iorque, criadora de uma coleção de produtos apenas para cacheadas, líder do time DevaCurl, que significa um estilo de vida cacheado.

Criadora do manual da garota cacheada: "o método Curly Girl é um verdadeiro manifesto da revolução das cacheadas, um gesto de libertação em meio à ditadura dos cabelos lisos é o livro que faltava às estantes de todas as cacheadas, não apenas as que já assumiram seus fios naturais, mas também aquelas que ainda buscam se reconciliar com as suas madeixas de origem. 

A partir das lições de Lorraine Massey, referência internacional no tratamento de cabelos cacheados, a leitora aprenderá a identificar o seu tipo de cacho e como utilizar os métodos Low-Poo e No-Poo a seu favor. Além de ensinar a cuidar das mechas de forma rápida e prática, Massey dá dicas de como cortar, pintar e pentear os cachinhos. Há também capítulos dedicados a homens e crianças, bem como conselhos a quem está passando pela transição entre a química e os fios naturais e a quem está em processo de quimioterapia. Muito mais do que um guia de práticas para a manutenção dos cachos, O método Curly Girl é indispensável a todas que desejam assumir suas raízes — ancestrais e capilares — e dar adeus às chapinhas e aos secadores de uma vez por todas." Livraria Saraiva.

Porque diminuir ou abolir o shampoo da limpeza dos cabelos?


Os shampoo possuem sulfato, os sulfatos nada mais são do que detergentes responsável pela espuma do shampoo, eles abrem muito as cutículas dos fios para limpeza profunda, com as cutículas abertas o cabelo perde seu nutrientes e ficam mais sensíveis e propensos a quebra e o ressecamento. O papel do condicionador seria fechar essas cutículas, porém esse trabalho não é possível quando estas estão muito abertas dependendo do Ph do condicionador.




As cutículas do fio se fecham e se abrem de acordo com o Ph do produto utilizado. 



O Ph do nosso cabelo fica em torno de 4,5 e 5,5.
O Ph acima de 4,5 abre as cutículas dos fios liberando a sujeira e também os nutrientes dos fios, e também permitindo que o fio receba hidratações, nutrientes e químicas. 
O Ph ideal para fechar as cutículas dos fios é o 3,5 a 4 que seriam dos condicionadores ou máscaras chamadas de condicionantes. 

A ideia do Low ou No Poo, é evitar que as cutículas dos cabelos se abram muito constantemente  mantendo a hidratação dos fios.

Mas porque os sulfatos existem nas fórmulas dos shampoo? Eles são necessários?


Simples, apenas os sulfatos conseguem limpar as substâncias contidas nos outros produtos que usamos nos cabelos, como as máscaras, por exemplo, como os silicones, óleos minerais e petrolatos.

Para acabar com esse ciclo seria preciso eliminar os silicones e os óleos minerais para então não precisar mais dos sulfatos. 

Para iniciar o método exige um pouco de disciplina no início e pouca cobrança, pois você ainda vai precisar do sulfato no inicio, então nada de cobranças muito severas...

Mas isso é conversa para outra hora....
Espero que tenha ficado bem explicadinho... 

Miiil beijos a todos deixo abaixo o link da listagem dos "nomes" dos sulfatos para você identificar no momento da compra do seu shampoo


Até a próxima..

Nenhum comentário