Auto exame - Câncer de Mama


Como estamos no mês de Outubro, conhecido mundialmente como Outubro Rosa, achei interessante trazer no blog uma imagem que explica como realizar o auto exame, eu mesma não sabia fazer sozinha e recorri ao nosso amigo google haha... o auto exame é rápido e pode ser feito em um momento de descanso ou no banho. 


 

Os sintomas do câncer de mama


A mulher deve estar muito atenta a qualquer mudança no corpo, no caso do câncer de mama, na maioria dos casos, a doença pode ser identificada ainda nas fases iniciais por meio de alguns sinais ou sintomas.
 
O primeiro sinal de manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o nódulo está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.

Mesmo considerando o nódulo como sinal de alerta, é importante ressaltar que eles não são necessariamente indicadores de câncer, pois, podem ser patologias benignas. 

Outros sinais e sintomas devem ser levados em consideração, principalmente ao fazer o autoexame, que são: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas.

Estar atenta aos sintomas é essencial para o tratamento, principalmente, porque segundo o Ministério da Saúde estima-se 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. E dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.
 

Espero ter ajudado.

Mil beijos a todos. Até a próxima.

Nenhum comentário