Low e No Poo

O que é?


O galera, conheci essa técnica no começo do ano, e desde então venho pesquisando sobre ela, não é complicada de entender, mas tem algumas considerações que são importantes, e alguns sentimentos também que surgem no caminho que aprendi um pouco a lidar. 

Como assim Fê? 
Bom, vou explicar o que é a técnica, e vou partir das dúvidas que tive pra tentar sanar algumas de vocês...

O que é?

Essa técnica se explica pelo seu nome, mas se aprofunda muito mais... 
Poo = Shampoo
Low = Pouco
No = Nenhum

Ou seja: 

Low Poo = pouco shampoo

No Poo = sem shampoo


Nossa, mas não vamos mais lavar o cabelo? Não é assim.

O shampoo ele serve para limpar nosso cabelo, e temos um sentimento se que apenas com o shampoo nosso cabelo está realmente limpo, mas é um engano, o produto que tem no shampoo que faz essa "limpeza" que deixa o cabelo "cantando" é o sulfato... Porém ele não é benéfico pro cabelo, mas é necessário se utilizamos máscaras que contenham petrolatos, e seus derivados, vou deixar a lista abaixo... 

Ou seja se torna um "círculo", e é isso que eu não entendia no começo. Não é só parar de usar os shampoo com sulfato, é preciso que não se tenha petrolatos no cabelo, pois caso use as máscaras com essa composição é necessário o sulfato para tirá-las, pois possuem nossos vilões rs... 

Mas vamos pensar o seguinte: usamos eles a vida toda, usar mais uma semana ou um mês, não vai matar você nem fazer seu cabelo cair, concordam?! Por que eu quando vi os males, já queria jogar meus shampoos e máscaras fora rs, mas não é bem assim. 

Quais os males do sulfato?

O sulfato é um detergente, pra começar. Existem pesquisas que apontam o sulfato como cancerígeno, resseca muito o cabelo a longo prazo sem necessidade, abre demasiadamente as cutículas do cabelo, sem contar nos seus malefícios para o meio ambiente. 

Fonte: Ecycle

Quais os males dos petrolatos?

Os petrolatos dão brilho, maciez e suavidade ao cabelo. Mas porque ele é proibido então?? Bom, ele traz tudo isso ao cabelo, externamente e também dura somente até a próxima lavagem. Ele sela os fios de uma maneira ruim, pois não deixa que outros nutrientes entrem no fio. Como são derivados do petróleo ele entope os folículos do fio e do couro cabeludo (por isso aquela famosa frase, "não passe a máscara no couro cabeludo, somente no comprimento...") impedindo assim o crescimento do cabelo. 

Gente, tudo passa a fazer sentido pra mim depois disso haha.... 
Porém depois de tudo isso precisamos então nos acostumar a ler os rótulos dos produtos. Quais palavras te dão o alerta de atenção: Petróleo Liquefeito, Petrolatum, Parafina Líquida (Paraffinum Liquidum), óleo Mineral ( Oil Mineral ou Mineral Oil), Vaselina, óleo de Parafina, Isoparafina, Isoparafin, Dodecano/Dodeceno, Alcano/Alkane. Esses são apenas alguns dos muitos proibidos que existem, porém esses são os mais comuns.


Gente, vem muito mais postagens sobre o assunto por ai, porque é muito extenso... E muito interessante para quem AMA o seu cabelo, assim como eu amo o meu rs...

Beijos a todos... 

Nenhum comentário