Cronograma Capilar - Projeto Rapunzel FefêMinina #2


Neste post quero contar pra vocês o que mais inclui no meu Projeto Rapunzel...

Bom além do Pill Food que já falei no outro post, comecei meu cronograma capilar \o/ \o/ 

Meninas é incrível como ajudou muito. Comecei super leiga no assunto, não sabia naada, mas fui pesquisando em outros blogs e em vídeos no Youtube e aprendi muuita coisa, vou passar um pouco do que aprendi. 

Vamos lá...

O que é Cronograma Capilar?

É como se fosse um calendário de cuidados com o seu cabelo. O fio precisa de três fontes principais de cuidados: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO. O fio, no dia a dia, perde nutrientes devido a exposição ao sol, ao vento, chapinha, secador, químicas e por ai vai... Então semanalmente precisamos repor o que ele perde, por isso foi montado um calendário de cuidados que traz tudo o que o cabelo precisa.

Como saber do que meu cabelo precisa?

Essa foi minha primeira dúvida, e descobri que dependendo das características do seu fio ele precisa de uma determinada etapa do Cronograma Capilar. Então, se seu cabelo está ressecado, sem brilho sem movimento ele precisa de HIDRATAÇÃO; se o seu cabelo está com volume, frizz aspecto sem vida ele precisa de NUTRIÇÃO; se o seu cabelo está quebradiço, elástico, com pontas duplas, caindo muito ele precisa de RECONSTRUÇÃO.

O que cada etapa traz de benefício para o cabelo?

Cada uma das três etapas do Cronograma age de uma forma no seu cabelo.
HIDRATAÇÃO: repõe a água do cabelo, ela é a etapa mais importante, pois sem ela o cabelo não recebe as demais etapas, se o cabelo não está hidratado quando você for nutrir ou reconstruir ele não vai "segurar" os nutrientes. O cabelo fica macio, sedoso, e com brilho.
NUTRIÇÃO: ela devolve a "oleosidade boa" do cabelo, não seu cabelo não vai ficar oleoso, e sim, mesmo se  seu cabelo for oleoso também precisa dessa etapa. A nutrição mantém a água no fio e se encarrega de levá-la até as pontas selando os fios, essa etapa contribui muuito para o crescimento do cabelo, já que sem pontas ressecadas você não precisa cortar :) 
RECONSTRUÇÃO: repõe a queratina do fio, devolve as proteínas que ele perde com as químicas, ou com o calor excessivo provocado pelo secador e pela chapinha.

O que utilizar em cada etapa?

HIDRATAÇÃO: extrato de plantas (aloe vera, jaborandi, babosa), maisena, leite, açúcar, iogurte natural, leite de coco, leite de cabra, mel, bepantol, ampolas de vitaminas A, B, C e D...
NUTRIÇÃO: óleos vegetais (nunca minerais): coco, oliva extra virgem. amêndoa doce, argan; Manteigas: karité, manga abacate, cupuaçu,; ceramidas; geléia real.
RECONSTRUÇÃO: queratina, aminoácidos, Glicopan Pet, creatina, cistina, arginina, gelatina sem sabor, repositores de massa.


Como funciona esse calendário?

Vou colocar uma imagem aqui que é que eu uso atualmente. Gosto de focar mais na Hidratação, para que o cabelo receba melhor as outras etapas, e na Nutrição que vai dar o efeito que mais gosto no cabelo que o brilho, a etapa da Reconstrução tem que ter muito cuidado, pois em excesso pode deixar o cabelo duro.


Nenhum comentário